Oportunidade
Destaque de Paulista e Progresso em 2022, pelotense chega ao Flamengo
No futsal, João Vitor foi artilheiro pelo Rubro-Negro da Zona Norte no Estadual Sub-13, enquanto no campo atuou pelo PG. Ele chamou atenção dos cariocas pela altura e qualidade técnica
Foto: Divulgação - Centroavante assinará contrato por três anos com uma das melhores categorias de base do Brasil
O jovem João Vitor Jambeiro é mais uma grande promessa do esporte pelotense. Com apenas 13 anos (completa 14 ainda em 2023), João Vitor acertou com o Flamengo para atuar em uma das mais tradicionais categorias de base do Brasil. O garoto teve excelente temporada em 2022, chamando atenção de empresários, que o levaram para o clube carioca.
João Vitor já está no Rio de Janeiro treinando. Ao Diário Popular, ele comentou sobre a experiência que pode mudar a vida do garoto para sempre. “É bom aqui, outro patamar. Estou curtindo, ainda falta me adaptar mais, mas está tudo certo, me adaptando com os colegas de time também”, disse o jovem, que confirmou que assinará o contrato de formação com o Flamengo no dia 28 de março com validade de três anos. Destro, o jovem pelotense atua no campo como centroavante e tem como principais pontos fortes a finalização, o drible e a velocidade.
Do futsal ao campo
Tudo aconteceu de forma muito rápida para João Vitor. Ano passado, de forma paralela, atuou pelo Progresso no futebol de campo e no futsal pelo Paulista. Nas quadras, foi fundamental para o Rubro-Negro da Zona Norte chegar em terceiro lugar no Estadual Sub-13, sendo o artilheiro da competição com 14 gols, cinco a mais que o segundo goleador.
O gerente administrativo do Paulista, José Felipe Borges, o Chinês, comentou sobre a chegada e convivência com João Vitor. “Ele começou no ano passado. Foi convidado a fazer uma avaliação no Paulista e se saiu muito bem. Cativou todo mundo, não só pelo tamanho expressivo na categoria sub-13, mas pela simplicidade e humildade. É um guri muito querido e carismático. Conquistou todo mundo dentro e fora das quadras. Foi muito legal trabalhar com ele”, disse.
Chinês destaca que o garoto sempre falou abertamente que o sonho era dar uma vida melhor para a mãe por meio do futebol, que é bem mais valorizado no País que o futsal. O jovem também faz questão de agradecer ao Rubro-Negro pela passagem marcante. “Ali me ajudaram em tudo, foi ali que eu peguei noção de jogo”, comentou o jogador.
Chinês explica também que, com a mudança de técnico, João Vitor foi colocado para jogar como pivô, posição em que o garoto se “consagrou”, como disse o próprio dirigente do Rubro-Negro, que também destaca sua qualidade técnica para jogar como ala. Outro fator que chamou atenção é a altura de João: com apenas 13 anos, já mede 1,80m.
Celeiros de craques
João Vitor ainda terá que passar por muita coisa pelo caminho até chegar ao futebol profissional. Caso alcance o objetivo, será mais um destaque do esporte nascido em Pelotas. O próprio Progresso e o Paulista, clubes em que o jogador atuou em 2022, possuem um lastro enorme quanto a revelar talentos. Pelo PG, por exemplo, pode-se citar Taison, Rodrigo Dourado e William, ex-lateral do Inter. No Rubro-Negro da Zona Norte, além do próprio Dourado, atuaram Émerson e Daniel Carvalho, dois ex-jogadores da Seleção Brasileira.
Chinês destaca a vitrine que o Paulista dá para os seus jogadores e torce pelo sucesso do jovem. “A gente conseguiu dar uma visibilidade. […] Foi legal esse convívio com a gente. Ele deixou uma marca expressiva. Foi goleador do Estadual no sub-13 e, ao mesmo tempo que ficou o vazio, ficou uma alegria muito grande porque a gente viu ele prosperar e é mais um que sai da base do Paulista. […] É um menino que merece. Ele sempre deixou claro que gostaria de prosperar no futebol de campo para ajudar a mãe. É algo que nos marcou muito”, relata o dirigente.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário